MERCADOS

Consumo Nacional

Em Portugal, cerca de 68% do consumo de produtos da pesca respeita a produtos importados. O país apresenta o 3º maior consumo per capita do mundo, com cerca de 60 Kg/ano, o que equivale a dizer que o mercado interno ascende a cerca de 600 000 toneladas/ano.

Produção Nacional

Em 2018, a produção nacional das pescas foi cerca de 177 000 toneladas, enquanto a produção aquícola foi de apenas 13 992 toneladas. Estes valores demonstram bem o desequilíbrio existente entre o que é consumido e produzido em Portugal. 


Como se observa a aquicultura produz cerca de 2% do consumo nacional total de produtos da pesca! Este facto demonstra a importância de aumentar a produção aquícola nacional, com vista a tornar este consumo ambientalmente mais sustentável e a reduzir os custos de importação deste tipo de bens alimentares (em 2019, o saldo da balança comercial da pesca, em Portugal, foi mais de 1100 milhões de euros Negativo!).

Mercado Nacional de Robalo e Dourada

Em 2018, foram consumidas em Portugal 5130 toneladas de Robalo e 9861 toneladas de Dourada. A produção aquícola nacional foi de 500 e 1500 toneladas, respetivamente para cada espécie, ou seja, conseguiu apenas uma taxa de cobertura de 9,7% e de 15,2% das necessidades do mercado nacional. É interessante notar que a pesca nacional conseguiu colmatar apenas 9,3% do Robalo e 2,6% da Dourada consumidos.


Nos próximos anos, perspetiva-se o desejável aumento da produção aquícola nacional destas espécies, que apresenta uma excelente qualidade e frescura superior aos produtos importados.

Share by: